Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A gastronomia vira arte em Ouro Preto


Imagens Efigênia Souza
E das cozinhas de Ouro Preto que o gosto e o aroma inconfundível da comida mineira se mostra  presente.  A cidade está repleta por diversos restaurantes, padarias, confeitarias e barracas, que produzem uma comida que não é de ouro, mas  é extremamente preciosa. Os moradores de Ouro Preto se orgulham em falar das riquezas da cidade, e as iguarias feitas na cozinha são uma delas.
Como prato principal comida originada nos tempos da Inconfidência Mineira é sempre citada por todos.  O conhecido Feijão Tropeiro, já conta sua história a partir do nome. Está prato gastronômico, típico de Minas Gerais era feito pelos tropeiros,  tem como base o feijão, farinha, a lingüiça e se possível como acompanhamento a couve.  Uma culinária que parece ser tão artesanal quanto às obras de arte, artesanatos e a arquitetura considerada um patrimônio histórico tombado.
Imagens Efigênia Souza
Uma das características mais especiais de Ouro Preto em relação a culinária são que os balcões de pães, doces e até mesmos os próprios fogões a lenha das casas e dos restaurantes, elas parecem parecem verdadeiras vitrines, e ao invés de roupas da mais alta costura, encontramos algo que também aguça os desejos, os pratos da cozinha mineira.
Imagens Efigênia Souza

            
       A culinária arte é comprovada pela goiabada cascão exposta junto aos peças de artesanato local, nos museus do centro histórico da cidade. O preço dos restaurantes varia muito, vai de R$ 3,00 com o bandejão universitário a pratos individuais dos mais renomados e chiques restaurantes que podem cobrar aproximadamente R$ 50,00 a cada unidade. Os turistas não reclamam dos valores e apreciam com muita satisfação este tempero. Reclamações só no caso da comida chegar ao fim.    


 Efigênia Souza
                                              Equipe de Jornalismo Blog Informa


Nenhum comentário:

Postar um comentário