Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tradição Política de Ouro Preto




Imagens de Fernanda DCássia

             Há 300 anos nascia Vila Rica atual Ouro Preto. Hoje ela é um dos maiores símbolos de Minas Gerais quiçá do Brasil. Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, serve de palco para grandes eventos culturais e é reconhecida como ícone do barroco mundial. A tradição política está bem enraizada na cultura da cidade histórica, que foi no passado o berço de muitos movimentos extremamente importantes na luta pela independência do Brasil. Em 2011 será comemorado o Tricentenário de Vila Rica. São 300 anos de administração pública inserida, o que confere a cidade toda uma atmosfera historicamente politizada. 



Imagens de Fernanda DCássia



           Ouro Preto, “berço dos mártires e precursores da independência e da idéia republicana no Brasil”, inspira até hoje os ideais de seus filhos que se interessam e se preocupam com o futuro da nação.


     Rafael Mendes Teixeira é um exemplo. Ele nasceu e vive em Ouro Preto/MG, é advogado, consultor, professor e político. Trabalha com Controle Interno Municipal e Direito Público. Em 2002 filiou-se ao PMN – Partido da Mobilização Nacional para ter um partido. Em 2007 conhecendo e se identificando com a ideologia do partido dos Democratas, filiou-se a ele. Hoje Rafael é membro do Diretório Democrata ouro-pretano, presidente e coordenador do Juventude do DEM da região central de Minas. Rafael acredita que seu partido tem tudo para atrair mais e mais jovens, pois é a única legenda que, segundo ele, é literalmente aberta às novas idéias e ouve o que os jovens precisam dizer.
                                                  
                                                        
        



  A ideologia do partido dos Democratas atraiu o jovem político pela semelhança com os ideais liberais de Tiradentes. 













         Para Rafael a imagem do mártir é usada erroneamente pelos partidos de esquerda, porque na verdade ele foi também um dentista, profissional liberal, que lutou contra os impostos extorsivos e contra o estado gigante e autoritário impingido pela coroa Portuguesa. Inspirado nas idéias do iluminismo que estavam em alta na Europa, Rafael acredita que naquela época, o que o alferes José Joaquim Xavier queria desde o início era soltar as amarras de Portugal. 
              Nanda DCássia
                 Equipe de Jornalismo Blog Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário